quinta-feira, 22 de maio de 2008

A Evolução do Roubo III

Galp lucra 1,2 milhões por dia
A Galp Energia registou um lucro no primeiro trimestre deste ano de 109 milhões de euros, ou seja, 1,2 milhões de euros por dia. Os resultados foram apresentados ontem pelo presidente da petrolífera, Ferreira de Oliveira, que aproveitou o encontro com os jornalistas para explicar que não é a empresa que faz os preços. "A Galp é um tomador de preços", sublinhou.
'São excelentes resultados', admitiu o presidente da Galp, apesar das contas revelarem uma queda nos lucros de 8,4 por cento face a igual período de 2007, que só não foi maior devido às vendas de exploração e aos resultados da venda de gás.
O mercado nacional registou uma quebra no consumo de gasolina da ordem dos 7,4 por cento e de 2 por cento no gasóleo.
O presidente da Galp aproveitou para explicar que os preços (a que vende aos clientes) são ditados pelo mercado. 'Temos aumentado abaixo do mercado internacional', sublinhou. A grande diferença está na carga fiscal aplicada em Portugal que 'gostaria que baixasse'.
Quanto ao facto de os supermercados venderem mais barato, Ferreira de Oliveira sublinhou que 'os preços à saída da refinaria são iguais' mas que estes operadores vão buscar a margem dos combustíveis 'a outros produtos'. Em termos globais, as marcas brancas (vendidas em superfícies comerciais) representam já um terço do mercado, isto é, cerca de 32 por cento.
Acerca dos sucessivos aumentos do petróleo, Ferreira de Oliveira afirmou que 'não há nenhuma razão estruturante para que continuem com estes níveis elevados'.
A expectativa do gestor é a de que 'com a entrada num novo ciclo de produção (a partir de 2010) a estabilidade volte ao mercado', como afirmou ao CM. 'São as boas notícias', sublinhou, recordando que o momento actual é também reflexo de um subinvestimento nos anos 90.
MANUEL PINHO ENVIA RELATÓRIO AOS DEPUTADOS
O ministro da Economia, Manuel Pinho, afirmou ontem que deve haver clareza no que toca aos aumentos dos combustíveis, pelo que enviará ao Parlamento o relatório da Autoridade da Concorrência. Sobre os factores na base da subida dos preços, Pinho prefere 'não adiantar julgamentos' antes de ter na sua posse os dados que fornecerá aos deputados.
Ontem, a Repsol seguiu a BP e a Galp no aumento dos preços. Desde Dezembro, o preço da gasolina sem chumbo 95 subiu 9,28 por cento, custando 1,484 euros/litro, e o gasóleo 15,35 por cento, chegando hoje aos 1,36 euros.
DECLARAÇÕES
- ' Esta é uma indústria (quer na produção quer no consumo) que é uma grande financiadora dos orçamentos de Estado'
- 'Não há cartel entre as empresas; não são elas que escolhem os preços (do crude) '
- 'É com profunda tristeza que vejo especulação incompetente, que confunde os clientes ' Ferreira de Oliveira, Galp

À LUPA
PREÇO DO PETRÓLEO

O preço do crude por barril subiu ontem até aos 129,60 dólares em Nova Iorque.
NÚMERO DE POSTOS
Em Portugal, a Galp tem cerca de 800 postos de abastecimento.
EM CRESCIMENTO
Em Fevereiro, a Galp acertou com a ExxonMobil a compra da Esso em Portugal e Espanha.
RAÍZES
A Galp Energia surgiu em 1999 como meio de reestruturação do sector energético

Sem comentários: